© 2019 por Phoenix Unicamp

  • w-facebook
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

        A Equipe Phoenix nasceu no ano 2000 com nome de Equipe Marthe, sendo uma das equipes de robótica mais antigas da América Latina. A Equipe Marthe inicialmente surgiu com o intuito de desenvolver um time de futebol robótico na Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. Apenas no início de 2001, a equipe decidiu voltar-se para robôs rádio controlados, que apresentavam algoritmos mais fáceis do que os robôs envolvidos no futebol. Com essa decisão em mente e junto com as equipes de robótica da Escola Politécnica da USP, da Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), foi organizado pela Equipe Marthe a primeira competição de robótica da América Latina, tal evento foi realizado na Unicamp e era chamado de Desafio de Robôs.

        Essa competição era inspirada nos eventos parecidos realizados nos países da Europa, nos EUA e em outros países, e levou os alunos de graduação a testarem seus conhecimentos teóricos de engenharia adquiridos durante o curso e utilizarem sua criatividade na hora de construírem os robôs e suas armas de imobilização. A equipe terminou em terceiro lugar na competição, sendo desclassificada no segundo round por não retornar devido o robô ter pego fogo no intervalo dos rounds por conta de um curto-circuito ocasionado pelo travamento do motor.

        Após o Desafio de Robôs se tornar mais popular, o número de membros da equipe aumentou e continuou suas atividades até o ano de 2005, quando passou por diversas mudanças e recebeu o nome Equipe Phoenix de Desafio de Robôs. Por fim, em 2013 a equipe consolidou-se com o atual nome “Equipe Phoenix de Robótica da Unicamp”.

    Mesmo após tantas mudanças, reformulações e reestruturações, a equipe manteve seu propósito de desenvolver as habilidades de seus membros e aplicar os conceitos na prática aprendidos pelos alunos durante a graduação. Além, é claro, mantendo sua paixão pela robótica e inovação através dos projetos para competições nacionais e internacionais.

        No início, a equipe era composta por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação e competia apenas nas categorias de combate nos eventos de robótica, com o passar dos anos alunos das Engenharias Elétrica, Mecânica e Computação foram atraídos para nossa equipe. Atualmente, nossa equipe é formada por alunos de diversos cursos da Unicamp, e aumentamos nosso leque de modalidades competitivas participando com 13 projetos ativos.

        A Equipe Phoenix busca ser um lugar em que seus membros compartilhem o máximo de conhecimento entre si, desenvolvendo a capacidade técnica, social e de liderança em cada membro. Um local onde a engenharia é colocado em prática e que tem como principal missão tornar a robótica acessível e referência internacional.